Confiança em um relacionamento

image

Quando não há confiança em um relacionamento amoroso, muito provavelmente este vai fracassar e chegar ao fim. Devido ao grande número de traições nos dias atuais, as pessoas não estão mais confiando em seus parceiros e vivem um relacionamento baseado em dúvidas, desconfianças e, por conta disso, muitas brigas e discussões. Poder confiar na pessoa com quem se relaciona nunca foi tão difícil e é muito comum conhecermos casos de pessoas que não confiam mais em ninguém por conta das decepções que sofreram na vida sentimental. O problema em si não é exatamente a falta de confiança, mas a falta de estrutura sentimental para poder confiar. Hoje todos estão muito sensíveis a situações cuja o tema traição esteja em pauta, então muito comumente encontramos gente sofrendo por amor e levando isso para dentro de si como uma maneira de se proteger do sofrimento maior, mas na verdade estão é se destruindo por dentro e vivendo em um mundo de incertezas e instabilidade sentimental.

Há muitas pessoas por este mundo a fora chorando por amor porque sofrem a realidade de terem sido traídas por seus parceiros e agora essas mesmas pessoas não confiam no parceiro(a) atual e vivem em um mudo de angústia por conta da falta de confiança. Se você não confia naquele ou naquela com quem está vivendo um romance, então muito provavelmente você vai levar este relacionamento ao fracasso. O mesmo se dá se você está com uma pessoa que não confia em você, pois a toda hora você vai se sentir presa(o) à perguntas de duplo sentido, desconfianças, ciúmes e situações que vão gerar desconforto e até vergonha diante de pessoas conhecidas e desconhecidas.

Quando você desconfia

Você sufoca a pessoa por conta disso e muito provavelmente este alguém vai te deixar mais cedo ou mais tarde. Nós falamos em outra postagem sobre alguns motivos do porque você é ciumento, e acho melhor você da uma olhada para entender o porquê de tanta desconfiança da sua parte e talvez até da parte do se par.

Quando desconfiam de você

Você se sente injustiçada(o), triste, confusa(o), pensativa(o) e a vontade de acabar com o relacionamento vem constantemente na sua cabeça. Tudo isto acontece porque não é bom estarmos com alguém onde nossa palavra não vale nada. É como se você tivesse preso em uma ilha deserta com alguém que não escuta e nem dá crédito a nada que você diz para sair daquela situação.

Quando os dois desconfiam

O problema é maior ainda, visto que cada um vai jogar na cara do outra coisas que aconteceram no passado e que geraram conflitos. Como já foi dito na postagem explicando que o casal deve olhar para frente, lembrar do passado pode destruir muitos relacionamentos e a confiança é uma poderosa arma para trazer a tona o passado e destruir relacionamentos.

A confiança no relacionamento, como sabemos, é crucial para qualquer casal. Muitos relacionamentos rompem-se por problemas de confiança. Uma vez violada, é difícil repará-la e reconstruí-la, então deve ser guardada e cuidada constantemente. Pode ser comparada a uma planta que precisa do solo, água e temperatura corretos para florescer completamente. Então, a confiança pede as condições e o ambiente certos para sustentar um relacionamento nos seus altos e baixos.

8 dicas para construir confiança no relacionamento

1. Desejo de controle

Quando um parceiro quer controlar o outro e ter o domínio, é muito difícil ter um terreno igualitário e estabelecer a confiança no relacionamento. Se você não está contente no relacionamento e constantemente quer mudar seu parceiro e ditar os termos, este não é um ambiente propício para construir a confiança. Seu parceiro vai se retrair e se distanciar de você.

2. Desonestidade

Se você está sempre tentando esconder coisas de seu parceiro, mente por omissão ou apenas diz a ele o que pensa que ele quer ouvir, você não só está sendo desonesta com seu parceiro, mas não está sendo verdadeira consigo mesma. Lembre-se de que se você está fazendo algo errado sobre o qual não pode falar com seu parceiro, o problema não é esconder, mas sim se você consegue conviver com isso. Seja lá o que fizer, tenha a coragem de suas convicções que nunca há necessidade para desonestidade.

3. Autocentrismo

Quando o foco está nas nossas necessidades e em nós mesmos, tendemos a fazer coisas que não ajudam o relacionamento e provavelmente podem causar uma rusga nele. Se você tiver motivos egoístas, isso erode a confiança que seu parceiro depositou em você e causa a perda da fé. Isso, por outro lado, prejudica o crescimento da relação e a faz estagnar. Para construir a confiança no relacionamento, temos de superar estas barreiras e nos certificar que elas não funcionam como pedras no caminho. Além disso, é importante trabalhar essas dicas que melhoram e alicerçam a confiança de modo que ela funcione como uma força coesiva na relação.

4. Seja aberta(o)

É vital em um relacionamento ser o mais aberta e honesta possível. Às vezes, os casais mentem um para o outro sob o pretexto de que machucarão o outro. Isso é algo sobre o qual eles precisam pensar quando estão sendo desonestos, e não na hora da revelação. Se você pensar duas vezes sobre o que está fazendo e como isso machucará seu parceiro, se realmente se importar com ele, você não o fará. Se você está constantemente escondendo coisas e não é sincera, isso deteriora e inibe a confiança no relacionamento.

5. Comunicação

A comunicação está no centro – uma parte integral da construção da sustentação e confiança no relacionamento. A comunicação não envolve uma só pessoa falando – ou uma conversa superficial sobre tendências da moda e fofoca. Uma comunicação envolve eficazmente ambos os parceiros contribuindo na conversa e ouvindo quando o outro fala. Ela envolve mostrar as cartas e dizer o que se pensa, falando sobre suas emoções e sentimentos mais profundos. Significa ser direto sobre suas necessidades e expectativas.

6. Perdão

Construir confiança no relacionamento também envolve ser capaz de perdoar seu parceiro pela dor que ele possa ter causado no passado. Se você não consegue fazê-lo e insiste em se apegar a problemas pequenos ou fica remoendo questões antigas, seu relacionamento morrerá de causa natural. Se decidir continuar no relacionamento apesar da dor que seu parceiro te infligiu no passado e quiser trabalhar para reconstruir a confiança, você tem de estar disposta a limpar a mesa e começar de novo.

7. Tenha empatia

Quando os problemas surgem ou situações difíceis se formam, como estão fardados a acontecer, é importante demonstrar interesse pelos sentimentos de seu parceiro e ser sensível às suas necessidades. Mesmo se você não tiver concordado com o curso das coisas e ele não seguiu suas dicas, o apoie nessa hora de desespero. Se entender os desejos mais profundos e identificar-se com os interesses dele, ele estará mais inclinado a confiar seus sentimentos a você. Se você jogá-los na cara, ridicularizá-lo ou esfregar quando ele tiver tropeçado e caído, ele não estará inclinado a confiar em você.

8. Mantenha sentimentos positivos

Se seu parceiro nunca te deu razão para duvidá-lo, então não duvide. Como se diz, uma pessoa é inocente até que se prove o contrário. Se você estiver sempre suspeitando e duvidando dos motivos dela, ciumento(a) e fazendo conclusões rápidas (frequentemente erradas), será muito difícil construir a confiança no relacionamento. Trate seu parceiro do jeito que quer ser tratada – com amor e respeito.
Construir a confiança no relacionamento não acontece em um estalar de dedos. Precisa de trabalho duro e comprometimento, mas uma vez que você a tem e trabalha para mantê-la viva, você colherá seus frutos.

Juliana Coutinho

Anúncios

Um comentário em “Confiança em um relacionamento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s