Como respeitar o seu parceiro

image

Se você quiser ter um relacionamento longo e bem sucedido, deverá baseá-lo no respeito mútuo. Você deve enxergar seu parceiro como um aliado e tratá-lo com atenção, honestidade e compaixão. Claro que ninguém é perfeito, e você deverá estar preparado para pedir desculpas sinceras sempre que cometer um erro. Se vocês estiverem dispostos a trabalharem juntos, poderão ter um relacionamento satisfatório e respeitoso.

Veja vocês dois como um time.

Se você quiser respeitar seu parceiro, deverá ser capaz de encará-lo como membro da sua equipe. Os dois devem pensar como um time quando estiverem tomando decisões em conjunto e você sempre deve levá-lo em conta ao tomar decisões pessoais.

Tenha em mente que vocês dois estão lutando por objetivos em comum, que tornam vocês mais fortes, ao invés de achar que vocês dois têm necessidades e desejos diferentes. Ao considerar vocês dois como um só, você poderá dar ao seu parceiro o respeito que ele merece. Pense em vocês dois como uma frente unida. Embora vocês nem sempre concordem em tudo, tente sempre tratá-lo com dignidade e bondade, e tomar decisões que sejam boas para ambos.

Embora vocês não pensem exatamente da mesma forma, pratique se referir a “nós” quando vocês estiverem tomando uma decisão em conjunto, ao invés de sempre começar suas frases com “eu”.

Se você não concordar com seu parceiro, discuta a situação de forma respeitosa.

Nem sempre vocês dois estarão na mesma página, e isto é perfeitamente normal. No entanto, quando as diferenças surgem, é importante discutí-las com respeito. Se você disser algo como: “Isto é uma ideia estúpida” ou, “eu não posso acreditar que você quer fazer isso“, seu parceiro se sentirá irritado e ficará na defensiva, impedindo uma conversa produtiva. Ao invés disso, dedique o tempo necessário para ouvir o que ele tem a dizer e seja gentil enquanto ele compartilha sua opinião.

Lembre-se de que, se você começar a ficar com raiva ou a agir de forma agressiva, seu parceiro não terá vontade de compartilhar suas ideias ou de entrar em acordo com você. Quando você não concordar com algo, ao invés de ser condescendente ou maldoso, diga algo como: “Eu entendo porque você vê as coisas desta forma“, ou “eu só não acho que esta seja a opção mais adequada no momento“. Lembre-se de que a forma como as coisas são ditas pode ser tão importante quanto o que você diz.

Aprenda a tolerar e a apreciar as diferenças.

Conforme seu relacionamento se desenvolve, você descobrirá que existem pontos nos quais vocês dois são fundamentalmente diferentes. Talvez ela seja uma maníaca por limpeza e você seja muito bagunceiro, talvez você seja bastante sociável e ele seja mais tímido. Embora vocês dois possam mudar um pouquinho para se adequarem um ao outro, vocês não podem e nem deve mudar completamente, e deverão aprender a aceitar e a apreciar suas diferenças, se realmente quiserem se respeitar. Claro, se você for super bagunceiro e seu parceiro for maníaco por limpeza e arrumação, você deverá respeitar os limites dele e fazer a sua parte para manter a casa limpa, mesmo que você não consiga alcançar os padrões de limpeza dele.

Se seu parceiro tiver certos hábitos que o incomodem muito e você não consiga suportar de jeito nenhum, como uma obsessão pelo cachorro, você terá que ser respeitoso e aprender a viver com isto, se quiser manter um relacionamento saudável.

Reconheça as contribuições do seu parceiro.

Para respeitar o seu parceiro, você deverá reconhecer quando ele fizer as coisas direito. Você não pode passar todo o tempo o importunando ou reclamando de tudo, ou vocês não conseguirão ser felizes juntos. Se o seu parceiro te anima em dias difíceis, cozinha refeições incríveis para você, ou é sempre gentil e atencioso, fale o quanto isto significa pra você.
Isto pode significar dizer “obrigado” e ser específico, escrever um bilhete romântico, ou apenas dedicar algum tempo para reconhecer e valorizar o comportamento positivo dele. Se você nunca reconhecer todas as coisas boas que seu parceiro faz para você, ele pensará que você não o valoriza, e enxergará isto como um sinal de desrespeito.

Tenha respeito próprio.

A verdade é que, se você quiser ser respeitado, deverá respeitar a si mesmo em primeiro lugar. Você deve cuidar do seu corpo e evitar qualquer comportamento que o faça perder o respeito próprio, como “beber demais” ou a”rrumar briga com estranhos”. Você deve agir de uma maneira que faça os outros pensarem que você é digno de respeito. Se você não partir desse princípio, será difícil respeitar o seu parceiro ou esperar que ele lhe respeite.
Você só estará pronto para respeitar outra pessoa quando cuidar de si mesmo e tiver respeito próprio.

Aprenda a fazer concessões.

Outra forma de respeitar seu parceiro é sendo capaz de aceitar coisas com as quais você não concorde. Quando vocês estiverem tomando uma decisão juntos, o mais importante é ouvir o que o outro tem a dizer e se certificar de compreender exatamente o que ele pensa sobre o assunto. Você também deverá ser capaz de discutir os prós e contras da situação de forma respeitosa, encontrando uma solução que deixe vocês dois satisfeitos.

Quando se trata de fazer concessões, muitas vezes é melhor ser feliz do que ter razão. Aprenda a escolher suas batalhas e a decidir quando é melhor deixar o seu parceiro conseguir o que quer. No entanto, quando você realmente quiser alguma coisa, lute por ela. Na hora de tomar decisões menores, como onde comer, o ideal é revezar.

Pratique a responsabilidade mútua.

Se você e seu parceiro quiserem se respeitar, deverão praticar a responsabilidade mútua. Isto significa mais do que pedir desculpas quando você estiver errado, mas sim estar ciente de todos os momentos em que você desrespeitar o seu parceiro, sabendo também que ele está ciente das grandes e pequenas formas em que te desrespeita. Contanto que você dois estejam cientes, entendam o que significa desrespeitar um ao outro e estejam dispostos a ser responsáveis por suas ações, vocês terão um relacionamento longo e saudável pela frente.

Por exemplo, se você chegou em casa com duas horas de atraso sem ligar para avisar, sabendo que sua esposa ou namorada estava te esperando para jantar, você deverá entender que a desrespeitou e se responsabilizar pelo que fez.

Outro exemplo: Se sua esposa convidou um amigo para um evento que supostamente seria um encontro romântico, ela também deverá se sentir responsável pela forma como te desrespeitou.

Contanto que vocês dois tenham pequenos pesos e contrapesos no relacionamento e estejam dispostos a discutir seus erros, estarão seguindo na direção certa.

Peça desculpas sempre que cometer um erro.

Ao invés de tentar negar ou varrer a situação para debaixo do tapete, a melhor coisa que você poderá fazer é dizer que está realmente arrependido — e não apenas da boca pra fora. Olhe seu parceiro nos olhos, desligue o telefone, e deixe claro o quanto você se arrepende pelo acontecido e o quanto você quer fazer as pazes com ele.
Não basta dizer: “Sinto muito que você tenha sentido que eu…” ou “sinto muito que você tenha ficado tão bravo quando eu…”. Ao invés disso, realmente assuma a responsabilidade por suas ações e deixe claro que você sabe que está errado.

É claro que as ações falam mais do que as palavras. Você não deverá apenas dizer que está arrependido, deverá fazer um esforço real para não repetir o erro.

Se coloque no lugar do seu parceiro.

Uma forma de ser atencioso e demonstrar respeito ao seu parceiro é tentar ver as coisas do ponto de vista dele sempre que vocês discutirem ou apenas estiverem tomando uma decisão.

Por exemplo, se você souber que o pai dele está no hospital, deverá pensar no que ele está passando antes de iniciar uma briga por causa da pia cheia de louça suja. Se seu ex estiver na cidade e seu namorado não estiver nada feliz com o fato de você querer encontrá-lo para tomar uma cerveja, pense em como você se sentiria se ele quisesse encontrar uma ex.

Fazer um esforço regular para se colocar no lugar do parceiro antes de iniciar uma conversa ou discussão o ajudará a desenvolver mais respeito por ele. Tentar se colocar no lugar de outra pessoa é uma ótima forma de demonstrar respeito a alguém, seja ele o seu melhor amigo ou o seu namorado.

Dedique seu tempo para realmente ouvir o que seu parceiro tem a dizer.

Ouvir é uma habilidade que muitas pessoas perderam neste mundo obcecado com a tecnologia e com a realização de várias tarefas ao mesmo tempo. Se você quiser mostrar respeito verdadeiro ao seu parceiro, faça um esforço para realmente ouví-lo quando ele estiver falando com você. Isso não significa que você deva interrompê-lo, oferecer conselhos que não foram solicitados, ou ficar esperando sua vez de falar, mas sim que você realmente deve dedicar um tempo para prestar atenção ao que seu parceiro está dizendo e para apreciar seus pensamentos, experiências e ideias. Desligue o telefone, faça contato visual e pare de olhar ao redor para ver o que está acontecendo. Dê ao seu parceiro sua completa atenção, sempre que ele falar com você.

Você também pode praticar a escuta ativa. Você pode repetir o que seu parceiro acabou de falar para mostrar que está realmente ouvindo, certificando-se de colocar o conteúdo em suas próprias palavras, para demonstrar que realmente entendeu. Você poderá dizer algo como: “Eu entendo que você esteja frustrado porque seu chefe não gosta de você…”, mostrando que você realmente prestou atenção. Você não precisa acenar com a cabeça o tempo todo ou dizer “eu sei” a cada dois segundos, para mostrar que está prestando atenção. As palavras que você usar quando seu parceiro terminar de falar mostrarão que você realmente estava ouvindo.

Respeite os limites do seu parceiro.

Todo mundo tem seus limites e, se você quiser realmente respeitar seu parceiro, deverá saber quais são os limites dele e estar disposto a aceitá-los. Talvez ele preze muito pela privacidade e odeie que você mostre fotos antigas dele ou fale sobre a vida dele na frente de outras pessoas, talvez ele não goste que você faça graça sobre como ele era uma criança gorducha. Sejam quais forem estes limites, você deverá conhecê-los e ser atencioso e respeitoso o suficiente para respeitá-los.

Respeitar a privacidade do seu parceiro é fundamental para um relacionamento bem sucedido. Não pense que você tem o direito de bisbilhotar o celular ou o computador dele só porque vocês estão namorando ou estão casados. Você também deve respeitar as coisas dele. Se ele odeia que você pegue o relógio favorito dele emprestado, você deverá entender isto.

Se você não concordar com um dos limites impostos pelo seu parceiro, como, por exemplo, não falar sobre a ex-namorada dele, tenha uma conversa respeitosa e pergunte porque ele se sente assim.

Incentive seu parceiro a atingir seu potencial pleno.

Se você quiser respeitar seu parceiro, deverá desejar o melhor para ele. Você deve estar lá para ajudá-lo a alcançar seu potencial e a realizar seus sonhos. Você deve estar lá para dizer ao seu parceiro que ele vai se sair muito bem em uma entrevista de emprego, que ele vai quebrar o seu recorde pessoal durante a próxima maratona e que é capaz de terminar este livro que começou a escrever há cinco anos. Você não deve colocar o seu parceiro para baixo ou fazer com que ele se sinta incapaz de alcançar seus sonhos. Se você tiver verdadeiras razões para achar que certas metas não são uma boa ideia, converse com ele de forma amigável.

Para ter um relacionamento verdadeiramente bem sucedido, você e seu parceiro devem ser melhores juntos do que separados. Você deve cuidar dele e incentivá-lo a melhorar. Se você precisar abrir mão dos seus próprios objetivos para que seu parceiro alcance os dele, não seja maldoso a respeito deste assunto, tenha uma conversa franca sobre a situação.

Tenha compaixão.

A compaixão é fundamental para um relacionamento bem sucedido e para demonstrar respeito ao seu parceiro. Se você realmente se importar com ele, será capaz de demonstrar seu amor e seu perdão, especialmente quando ele estiver passando por um momento difícil. Você deverá entender que ele enfrenta suas próprias batalhas e que você não pode ignorar seus sentimentos só porque ele não está agindo exatamente como você gostaria.

Quando seu parceiro precisar de você, lhe dê amor e carinho. Embora você possa não sentir pena dele o tempo todo e a paciência de qualquer pessoa tenha limites, certifique-se de demonstrar compaixão ao seu parceiro quando ele realmente precisar.

Seja honesto.

Se você quiser ser atencioso e respeitar o seu parceiro, deverá ser honesto acima de tudo. Não minta sobre onde você foi ontem à noite, e não faça nada que possa levá-lo a desconfiar de você. Embora você possa se sentir desconfortável em revelar tudo sobre si mesmo, e existam algumas coisas sobre a sua vida que você gostaria de manter em segredo, evite mentir na cara do seu parceiro, tanto quanto for possível. Se ele descobrir que você traiu sua confiança, será muito difícil recuperá-la.

Naturalmente, há momentos em que uma pequena mentira não faz mal a ninguém. Mas, se você adquirir o hábito de mentir para o seu parceiro, estará demonstrando uma imensa falta de respeito.

Dê espaço ao seu parceiro.

Se ele quiser ficar sozinho ou fazer alguma coisa sozinho por um tempo, não é muito respeitoso ignorar a vontade dele, impor a sua vontade ou insistir em passar este tempo juntos. Todo mundo precisa de um tempo sozinho e é saudável e normal que as pessoas em um relacionamento mantenham sua independência. Se você não consegue entender por que às vezes seu parceiro prefere ficar sozinho do que com você, você não está sendo muito respeitoso.

Não pense que o fato dele querer ficar sozinho tem alguma coisa a ver com você. Entenda que algumas pessoas simplesmente precisam de privacidade para recuperar as energias e seja respeitoso com este limite. É claro que, se você sentir que o seu parceiro sempre prefere ficar sozinho a passar um tempo com você, isto é algo que precisa ser conversado.

Não humilhe seu parceiro em público.

Uma das principais formas de desrespeitar seu parceiro é ser maldoso ou criticá-lo em público, na frente de seus amigos e familiares. Vocês devem agir como uma equipe e se você tiver qualquer problema com ele, deverá conversar sobre isso na privacidade da sua casa, não na frente de outras pessoas. Ser maldoso com ele na frente dos outros ou brigar com ele em público fará com que ele se sinta mal e rancoroso, além colocar os seus amigos e familiares em uma posição desconfortável.

Se você brigar com o seu parceiro em público, peça desculpas. Nem todo mundo consegue manter a calma o tempo todo. Ao invés de ofender ou humilhar seu parceiro em público, você deve elogiá-lo e fazê-lo sentir-se melhor na frente dos outros.

Não fale mal do seu parceiro para os seus amigos.

Além disso, não conte aos seus amigos e familiares todos os seus segredos dele ou reclame de todas as coisas irritantes que ele faz. Embora você possa pedir conselhos aos seus parentes quando estiver com problemas sérios, se você adquirir o hábito de falar mal do seu parceiro o tempo todo, tanto ele quanto o seu relacionamento ficarão com uma imagem ruim e isto não será nada respeitoso.

Se você realmente ama seu parceiro, seja leal a ele. Falar mal dele quando ele não estiver por perto não demonstrará muito respeito. Pense nisso: como você se sentiria se ele sempre dissesse coisas terríveis sobre você aos seus amigos? Você se sentiria super desrespeitado, né?

Não fale de forma desrespeitosa sobre as pessoas do sexo oposto.

Tudo bem, nós somos todos humanos e não podemos deixar de apreciar a beleza alheia, mesmo quando estamos apaixonados. Ainda assim, se você sair por aí falando sobre todas as “mulheres gostosas” ou “homens lindos” que você viu, isto provavelmente fará seu parceiro se sentir mal e será um sinal importante de desrespeito. Será ainda mais desrespeitoso se você fizer isto na frente de seu parceiro e dos seus amigos, demonstrando que você não leva o relacionamento a sério. É claro que algumas pessoas são muito mais sensíveis em relação a este tipo de coisa do que outras, mas evitar este tipo de comportamento deve ser uma regra.

Quando seu parceiro não estiver por perto, não fale com seus amigos sobre todas as pessoas atraentes ao seu redor. Tudo bem, você não precisa ignorar completamente o fato de que hajam outras pessoas atraentes no planeta, mas se você falar sobre isto o tempo todo, seus amigos acharão que você não respeita o seu parceiro de verdade.

Não guarde seus sentimentos até não aguentar mais.

Se você realmente respeitar o seu parceiro, não deverá guardar seus sentimentos até chegar a um ponto em que tudo o que você sente vontade de fazer é gritar. Se algo realmente estiver incomodando, sente-se com seu parceiro e tenha uma conversa séria sobre o assunto. Não adianta esperar que ele adivinhe o que está lhe incomodando ou trazer o assunto à tona quando vocês estiverem em público ou quando você simplesmente não aguentar mais, isto é desrespeitoso com ele e com o seu relacionamento.
Se você não falar sobre as coisas que te incomodam, acabará adquirindo uma atitude passivo-agressiva, o que também não é muito respeitoso.
Mesmo que você esteja tendo uma semana cheia, pare para conversar sobre algo que estiver lhe incomodando. Se o seu parceiro estivesse com raiva de você, você iria querer saber, não é?

Valorize o seu parceiro.

Uma das principais formas de desrespeitar seu parceiro é não dando importância para tudo o que ele faz e representa em sua vida. Se você fizer isto, estará demonstrando que não aprecia tudo o que ele faz para você e que o relacionamento não tem um impacto positivo em sua vida. Se você quiser respeitar o seu parceiro e mostrar o quanto ele significa para você, diga o quanto ele é importante, todos os dias.

Você pode nem perceber que não está valorizando o seu parceiro como deve, até parar para pensar e descobrir que não consegue se lembrar da última vez que disse algo gentil ou falou “eu te amo”. Certifique-se de que ele saiba exatamente o quanto é importante em sua vida, independentemente de quão ocupado você seja.

Juliana Coutinho

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s